sexta-feira, 19 de junho de 2009

Livro: Zona de Guerra, de Marcos Lopes


Em homenagem ao nosso querido Marquinhos, segue post do blog do Tas sobre o lançamento do livro dia 27.04:

Zona de Guerra, o livro

Marcos Lopes é a própria tradução da palavra superação. Vivia numa zona de guerra, a Zona Sul de São Paulo. Foi expulso da escola, avacalhado pela própria professora. Desceu ao fundo do poço, encontrou uma chance para sair de lá e o resultado está aí.

Nesta segunda, as 19h, na Casa do Saber, no Jardim Europa paulistano, lança o livro "Zona de Guerrra". Todos nós temos muito a aprender com a história dele, com quem tenho a alegria de conviver em eventos na Casa do Zezinho, onde hoje é colaborador. Estarei lá para pegar o autógrafo do cara.

PS: Hoje, Marcos é colega de trabalho da professora que o desenganou para a vida. É professor na mesma escola que o havia rejeitado. Ao contrário de tantos outros que não suportaram a pressão e o descaso, contra tudo e contra todos, Lopes deu a volta por cima.

Escrito por Marcelo Tas às 13h11
Este livro é apenas mais uma prova do grande talento que ele é! Sou orgulhosa por compartilhar da amizade dele! Bjão
Postado por Rô

Dica de português

Pegadinha Gramatical
Por Dílson Catarino

"De bem com si mesmo"

De bem com si mesmo. Essa frase constava da primeira página de um canal de informações da internet, a fim de direcionar o leitor para um artigo sobre auto-estima. O artigo instigava as pessoas a ficarem bem, estivessem namorando ou não. E o que tem uma coluna de Gramática da Língua Portuguesa com artigo sobre auto-estima? Nada. O nosso problema consiste no uso do pronome si, chamado de pronome oblíquo tônico. Tais pronomes (mim, ti, si, nós, vós, ele, ela, eles, elas) somente podem ser usados antecedidos de preposição (por, para, perante, a, ante, até, de, desde, em, entre, com, contra, sem, sob, sobre). Quando a preposição usada for com, a junção dela com mim, ti e si transforma-se em comigo, contigo e consigo. A frase apresentada está, então, inadequada ao Português padrão.

O adequado seria construir assim:

De bem consigo mesmo.

Fonte: UOL Vestibular