terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Ranking do MEC aponta as melhores universidades do País

Levantamento excluiu USP e Unicamp e apontou Unifesp como a melhor

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) foi considerada a melhor universidade brasileira, de acordo com o novo indicador de qualidade do MEC (Ministério da Educação): o IGC (Índice Geral de Cursos). O ranking que mede o desempenho das Instituições de Ensino Superior foi divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nesta segunda-feira, 8 de setembro.
Nessa primeira edição do IGC foram avaliadas 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades, institutos isolados e outras modalidades de ensino superior. Das 1.837 instituições cadastradas no MEC em 2008, 21,2% não fizeram parte da avaliação. A USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) foram as principais ausências no ranking. Elas não foram incluídas porque não participam do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - um dos métodos avaliados para a composição do índice.
De uma escala de 0 a 500, a Unifesp conseguiu avaliação de 439 pontos. Em seguida aparecem outras sete instituições federais, sendo três mineiras, duas gaúchas, uma fluminense e outra paulista. A PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) é a única instituição particular que está entre as dez melhores universidades brasileiras. Com 385 pontos na escala, ela ocupa a nova posição do índice.


Entre as universidades que obtiveram o pior resultado no ranking há duas instituições federais. Uma delas é a Unicisal (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas), com 149 pontos, que aparece na última colocação. A outra é a UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), que acumulou 176 pontos na avaliação. O estado de São Paulo concentra quatro das dez piores instituições de ensino. No entanto, há ainda universidades do Rio de Janeiro, Pará e Santa Catarina.



Cálculo do IGC


Os dados do IGC (Índice Geral de Cursos da Instituição) englobam a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) de cada Instituição de Ensino Superior do Brasil. No cálculo do indicador, são utilizados a média do CPC (Conceito Preliminar do Curso) e o conceito fixado pela Capes para a pós-graduação, distribuída na totalidade de campi e municípios onde a instituição atua. O CPC é um componente relativo à nota do aluno no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), além da infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente dos cursos de graduação.



Fonte: Universia, em 08/09/08.

Nenhum comentário: